Em Mato Grosso, 32 municípios não registraram homicídio doloso no ano passado, de acordo com a Superintendência do Observatório da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). Além disso, quatro dessas cidades estão há três anos sem morte violenta.

Os municípios que não registraram mortes desde 2018 são: Conquista D' Oeste, Lambari D'Oeste, Novo São Joaquim, Ribeirãozinho e São José do Povo.

Para o especialista em Segurança Pública Franklin Epiphanio, as causas da violência e da criminalidade são múltiplas e complexas, e que não há apenas uma razão ou um fator responsável pelos municípios não apresentarem registros de homicídios.

“Todos esses municípios são cidades pequenas, o que por si só já contribui para a menor incidência desse tipo de crime", 

De acordo com o Observatório, há uma redução de mais de 30% de 2020 para o ano passado na incidência desses crimes em Cuiabá e Várzea Grande.

Em Mato Grosso essa redução foi de 8,5%, conforme a Sesp.

Os dados são base dos registros das delegacias. De acordo com Franklin Epiphanio, mesmo com o cenário positivo desses municípios, é necessário considerar o momento de pandemia.

“Não podemos deixar de levar em consideração que a pandemia é um fator que contribuiu, as pessoas saíram menos de casa, menos festas, aglomerações, o que por sua vez reduziu as chances de conflitos no espaço urbano, ajudando a reduzir os índices”, disse.

 

 

 

 

 

Fonte: G1MT

Copyright ©2025 - Todos os direitos reservados

Fale Conosco